Oficinas 2025

OFICINAS ONLINE

Dias 24 e 26 de novembro 2025, 18h30- 21h30



1 - Retratos de papel: livros infantis e identidade - Dora Batalim


Os livros para crianças refletem e moldam o mundo que habitamos, recebendo e projectando visões sobre a infância. Nesta oficina, centrada no tema da identidade, propomos um percurso de reflexão concreta e prática em torno do poder dos livros infantis na construção do mundo da criança. A partir de obras contemporâneas, seremos convidados a interpretar imagem e texto e a ler os livros de forma mais profunda. Interessa-nos explorar as suas dimensões estéticas e pedagógicas, questionando o que cada livro revela — ou oculta — sobre quem é a criança e o mundo que a rodeia, para ganharmos melhores critérios de selecção e formas de mediação.

 

                                                                                                




Dora Batalim SottoMayor é especialista em literatura para a infância, práticas pedagógicas e mediação cultural. Com formação inicial em Línguas e Literaturas na Universidade de Lisboa, tem mestrados em Livros e Leituras para Crianças e Jovens e em Didática da Leitura, ambos pela Universidade Autónoma de Barcelona e formação na área da sociologia da cultura e das ciências da educação, no âmbito da leitura. É professora no ISPA, com vasta experiência em formação de professores e bibliotecários e outros agentes culturais.
Criou e coordenou, durante 13 anos, a pós-graduação em Livro Infantil na Universidade Católica de Lisboa. Foi responsável por serviços educativos em instituições como a Bedeteca de Lisboa, o Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian e o CCB, e foi consultora do projeto “Levar a Ler” para a Câmara Municipal de Cascais. É curadora editorial da Assembleia da República para uma coleção de livros infantojuvenis e integra a rede de especialistas do Plano Nacional de Leitura, da DGLAB, do Instituto Emília (Brasil) e do Observatório de Leitura de Pombal. Ao longo da sua carreira, tem trabalhado a mediação com públicos muito diversos, da infância aos seniores, passando por públicos periféricos da cultura artística, sempre com foco na leitura, nos livros e nas artes como formas de relação, identidade e expressão.

 

   

2– Multiformato e Inclusão: A Nova Era da Literatura Acessível - Célia Sousa



Multiformato e Inclusão: A Nova Era da Literatura Acessível, é uma oficina dedicada a explorar as novas possibilidades de acesso à leitura através de diferentes formatos e tecnologias apoio.  A atividade convida a repensar a produção, a distribuição e a experiência literária, valorizando a diversidade de leitores e promovendo a equidade na literatura.
 

 

 

 

Doutorada em Ciências da Educação, Especialidade Comunicação. Professora da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, investigadora integrada do Centro de Investigação interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, colabora como pesquisadora estrangeira no Grupo de Pesquisa: Terapia Ocupacional e Tecnologia Assistiva em diferentes contextos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora convidada do Programa em Diversidade Cultural e Inclusão Social – Universidade FEEVALE – Brasil e da Universidade de Cabo Verde (UNICV) no âmbito do mestrado de Educação especial. Coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Digital do Instituto Politécnico de Leiria, do Projeto Mil Brinquedos Mil sorrisos e do Projeto de Leitura Inclusiva Partilhada- PLIP e do Mestrado de Educação Especial do Instituto Politécnico de Leiria. É Autora e Coautora em diferentes publicações nacionais e internacionais nas áreas das tecnologias de apoio, comunicação e literatura acessível, educação inclusiva e acessibilidade cultural. Recebeu vários prémios ao longo da carreira dos quais se destacam:  a comenda “Colar do Mérito Pedro, O Libertador” pelo Conselho de Minerva da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a medalha de Bronze do Município de Leiria, pela sua contribuição à educação inclusiva, na construção de uma sociedade plena. Como hobby escreve histórias infantis, tendo já editado 11 obras.

 

                    3– Uma biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente - Oficina de Ilustração - Mafalda Milhões 



Uma biblioteca é uma casa?
Quem cabe dentro dela?

Nesta oficina de ilustração trabalhamos a definição da palavra Biblioteca e tudo o que ela representa. 
Nesta oficina o importante é saber pensar, não é preciso saber desenhar. 
Com a orientação da Mafalda Milhões, esta oficina é um convite ao desenho e a reflexão sobre os leitores e sua capacidade de imaginar. 
 
 

                                                                                              

 



É portuguesa e mora no alto de uma montanha na Vila Medieval de Óbidos. É formada em Artes Gráficas e, além de ilustradora, é editora, livreira, curadora, autora, mediadora de leitura e uma das impulsionadoras do projeto O Bichinho de Conto. As ilustrações de Mafalda Milhões expressam bem as suas ideias e sua personalidade. É uma ilustradora de causas. Em 2014 foi agraciada na Espanha com o Gourmand Award na categoria Best Illustrations CookBook com o livro Maruxa (ed.OQO, 2014). Participou de várias exposições coletivas e individuais, nacionais e internacionais. É conhecida por não esquecer os pequenos detalhes nas suas composições artísticas. Seu sentido estético valeu-lhe a posição de curadora do FOLIO ILUSTRA no Festival Literário de Óbidos. Para ela, ler também é ouvir, ser, estar e sentir. É uma leitora voraz, curiosa e,
enquanto ilustradora, anda sempre à procura do traço, pois as imagens também contam histórias e refletem a identidade dos criadores. Para ela, cada livro é um objeto único com uma linguagem gráfica construída à medida de cada encontro.

 

 

4– A leitura e o mundo: acervos diversos - Paula Cusati

 

 

Cultivar leitores na era digital é uma tarefa complexa. Iremos focar-nos na importância da seleção e mediação de acervos segundo critérios de qualidade e diversidade. Algumas perguntas que nos guiarão: Como é representada a complexidade e a beleza (nua e crua) do mundo? Como me espelho e como reconheço o outro (nos livros)? De que forma as leituras que propomos fomentam o pensamento crítico, o alargamento de horizontes e um olhar humanista?

 


 

                                                                                                                                                                                                                              


Leitora, mediadora de leitura, consultora e formadora reconhecida pelo Conselho CientíficoPedagógico de Formação Contínua da Universidade do Minho, com o registo CCPFC/RFO35337/15, na área da Promoção da Leitura. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, em 1996, com biénio de Especialização em Ensino das Línguas Estrangeiras, em 1998, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Pós-graduada em Livro Infantil, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Católica de Lisboa. Terminou a parte curricular do Mestrado em Promoção da Leitura e Literatura Infantil, na Universidade de Castilla - La Mancha (Espanha). Dá aulas desde 1996 e trabalha na área da mediação de leitura há 17 anos, tenho começado na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, onde foi responsável pela programação, promoção, animação e mediação da leitura, de 2008 a outubro de 2011. A partir dessa data, é trabalhadora independente. Em 2012 e 2013, com Miguel Horta, fez parte da equipa de formadores / animadores do projeto Cata Livros, da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2012, inicia o seu primeiro projeto de mediação de leitura regular, atualmente no seu 14º ano: GRANDES HISTÓRIAS PARA PEQUENOS LEITORES, com alunos do pré-escolar, no JI “O Sabichão”, em Santiago do Cacém. Em 2013, no seguimento deste primeiro projeto, inicia a primeira temporada das CONVERSAS PEQUENAS, encontros mensais de capacitação para pais e profissionais, sobre literatura infantil e mediação da leitura, que mantém até hoje. Desenvolve ainda, há doze anos, OFICINAS DE LEITURA E ESCRITA, com alunos do 3º ao 9 º ano, e o LABORATÓRIO DE LEITORES LIVRES, para alunos de 1º e 2º ano do 1º CEB. Em 2018, colaborou com o Plano Nacional de Leitura, no projeto Território Leitor, desenvolvendo Oficinas de Leitura e Escrita em continuidade em escolas e ciclos de encontros das Conversas Pequenas em Bibliotecas Municipais do Litoral Alentejano. Desde 2022, é um dos 10 especialistas do Observatório de Leitura do Município de Pombal, que anualmente analisa e premeia os melhores livros para a infância e juventude publicados em Portugal. É formadora de mediadores de leitura, com um vasto leque de ações de formação em carteira, desde 2014, ano em que se estreia com uma conversa sobre o seu trabalho e a função social da leitura, nas XIII Palavras Andarilhas. Participa em encontros de reflexão e formação para mediadores e outros agentes educativos. Presta consultoria individual, profissional e institucional no campo da mediação leitora e da promoção da leitura e da escrita. Pertence à cooperativa cultural Chão Nosso. Cria e dinamiza sessões de leitura em voz alta com livro em presença, oficinas e projetos continuados de promoção da leitura e da escrita. Escreve, traduz e faz revisão de texto. Escreve há 12 anos um blogue sobre livros e mediação de leitura: www.mediarleituras.blogspot.com. Em setembro de 2024 começou a publicar a newsletter “CULTIVAR LEITORES mediando leituras”, na plataforma Substack.

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